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Visita ao Museu Câmara Cascudo Na Cidade de Natal - RN.
Berlim - DE
Assista a este vídeo incrível registando em 12/01/21 a realização do COMFORTABLE, Projeto Artístico Social Galeria Residência Sayonara Brasil.
Assista a este vídeo incrível registando em 12/01/21 a realização do COMFORTABLE, Projeto Artístico Social Galeria Residência Sayonara Brasil.
Visita à Cidade de João Pessoa do Cancioneiro, Escritor, Artista Plástico, Produtor Cultural Sérgio Di Ramos, natural da Cidade de Ilhéus. Em única Apresentação no Teatro Ednaldo do Egypto. Presenças dos Profissionais da Fotografia Thalita paz e Fernando Soares. Além do Escritor, Diretor de Teatro Bento Filho.
A comunicação no mundo, especificamente no mundo humano, é plural em significados. Quando nos referimos ao estandarte ou bandeira, não deixa de ser um recurso de notório valor moral, cívico, ético ou religioso. Seu uso em diferentes situações contribui para referendar tradições religiosas, festejos pagãos, fins comerciais ou pessoais conforme nos relata o Mestre Luiz da Câmara Cascudo, 1898 - 1986. As irmandades religiosas têm seus estandartes assim como os santos padroeiros. No primeiro dia da festa votiva há a cerimônia do levantamento da bandeira, iça-la à extremidade de um mastro enfeitado, entre música e salva de foguetões. Depois da festa há o arrebatamento da bandeira, com solenidade idêntica. Nas festas populares de São Gonçalo, em Recife, a bandeira do santo saía pelas ruas acompanhada de séquito que ia dançando animadamente. Na folia do Divino, um alferes conduz a bandeira do Divino acompanhando o peditório das esmolas para a festa. Essa tradição provém da bandeira das corporações, significando, com sua presença simbólica a solidariedade de todo grupo (CASCUDO, 2012 p. 92).
Dentro deste vasto universo, a liberdade artesanal em diálogo com elementos da contemporaneidade não foi descartada. Não obstante, o olhar prudente relativo à participação foi respeitado para que educandos, educadores e comunidade pudessem estar aprendizes, imersos numa infindável fonte do saber que vem da cultura popular, inclinados para ao período do Natal, mediante à proximidade das comemorações do calendário brasileiro.
De acordo com a Profa. Ma. Jôse Pessoa de Lima, em seu texto, A linguagem multimodal em sala de aula:
Os avanços das tecnologias digitais de informação e de comunicação exigem competências e habilidades indispensáveis à socialização nas redes midiáticas, realizada por intermédio da leitura e da escrita de textos multimodais (LIMA, 2021).
Nessa perspectiva, foi organizado em parceria com Unidades de Ensino Municipal, apresentação de áudio e audiovisuais com declamações, cantorias, danças e encenações integradas à Exposição de Estandartes representando também, nuances do imaginário da Folia de reis, Pastoril, Cordel, Coco de roda, Ciranda, Lapinha, Xilogravura.
Local: Hotel Globo. Largo São Frei Pedro Gonçalves, Varadouro. João Pessoa. PB Brasil.
Há muito a ser visto aqui. Por isso, leve o tempo que precisar, dê uma olhada e saiba tudo o que há a ser descoberto. Não deixe de visitar, conhecer e adquirir este livro de Poemas que está fazendo maior sucesso. Foi lindo ver ao fundo que a família desta Escritora é também Colecionadora de Pinturas Sayonara Brasil.
Espaço para divulgação dos poemas de @marineumaoliveira e comentários acerca de textos literários diversos.
O fotógrafo Fernando Soares
Ou será um professor viajante
Cidadão do mundo da arte amante
Registra e espalha imagens aos milhares
Conhecimento com outros olhares
De encantar todos e quaisquer leitor
Francisco Leandro, que é doutor
Em Caruaru no Museu do Cordel
Olegário Fernandes, é retrato fiel
Do povo nordestino meu senhor
Os Semeadores de poesia
Num evento lotado de Viajantes
Trazendo raízes de gigantes
Que na força da cultura confia
Sayonara Brasil é quem anuncia
Teve o cordelista Medeiros Braga
Contando de cada um sua saga
A história das lutas sociais
José Camelo Lelis, não fica atrás
São coisas que o dinheiro não paga
Mostra de vídeos, livros, gravuras
Pintura, isogravura e fotografias
A arte de escrever de Manoel Messias
E Manoel Belizário é pura
Quem lê do seu cordel faz releitura
Gilvandro Hollanda com qualidade
Narra num cordel para a cidade
Francisco Diniz escreve com firmeza
Do folheto faz sua ampla defesa
Na escrita Ana Lúcia é autoridade
Uma artista é paulista. A outra é baiana. As duas se encontram pela primeira vez em nova York e a amizade transborda além da Arte, permeada por laços de ternura e solidariedade. Aliás, para falar de Edna de Araraquara e Sayonara Brasil é preciso ter um vasto mundo de sentidos e sentimentos abertos – talvez lembrar sempre de Carlos Drummond de Andrade, com sua ideia presente de sentimento do mundo. Curiosamente as duas artistas carregam um sentimento mais global, internacional, mais do mundo. Fazem, a seu modo, uma arte delicada. Rigorosamente, não sei se podemos considerar, por exemplo, Edna de Araraquara, apenas uma artista naif. Em suas paisagens a gente encontra cenas nacionais, com pássaros e paisagens bucólicas. Mas ela constrói ambientes urbanos e rurais da Europa, franceses e portugueses. Aparecem ainda elementos norte-americanos. Mas a cena em si só ganha força e beleza estética por uma interação de ricos detalhes, de cores e formas delicadas. Por seu lado, Sayonara Brasil carrega nos movimentos de seus pincéis uma sombra expressionista que se desdobra em naves no ancoradouro, no mar ou no porto. Tem uma vontade de ser viajante em sua obra. Um desejo global que a tornou, um dia, uma mulher de vastos mundos. Uma artista que está viva e com vontade de ser vista, por mim e por você. Edna e Sayonara tem uma arte diferente. As duas, no entanto, nesta ideia de ser um ser sem fronteira. As duas artistas marcaram esse “Reencontro aqui”, em João Pessoa, uma cidade criativa e dentro de uma tradição de globalidade.
Marcus Alves, Sociólogo e Escritor João Pessoa- Brasil, março de 2018.
A reecounter of feelings A paulista artist. The other one is baiana. They fist met in New York and the friendship overflew beyond art, alternating between bonds of tenderness and solitude. By the way, to talk about Edna of Araraquara and Sayonara Brasil it is needed a wide view of the vast world with open senses and feelings – maybe always keep in mind how Carlos Drummond de Andrade felt the world. Wondrously, both of them share a more global and international beloging of the world. Doing, by their own means, a delicate art. Strictly, i don’t know if we can consider, for example, Edna of Araraquara, just a naif artist. In her landscapes we find national scenes, with birds and bucolic landscapes. But she also builds european urban and rural environments. And still, there are north american elements. But the scene, by itself, gains strength and beauty. On the other half, in the movements of her brushes, Sayonara Brasil carrys an expressionist shadow that turns into ships in the anchorage, in the sea or in the habor. Her art hold her traveling will. A global wish, that one day, turned her into a woman of vast worlds. A live artist who wishes to be seen, by me and by you. Edna and Sayonara have diferent type of art. Both of them, however, find each other in this idea of a being without borders. The two of them scheduled this “reencounter” here, in João Pessoa, a creative city inside a globality tradition.
PERÍODO DA EXPOSIÇÃO :
06 a 29 de março de 2018.
LOCAL:
CENTRO CULTURAL CASA DA PÓLVORA - LADEIRA SÃO FRANCISCO, CENTRO, JOÃO PESSOA, BRASIL.
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